10 Em 1948, Paris, surge o grupo CoBrA que busca formular um novo conceito de belo, incorporando técnicas não convencionais à arte, propondo a liberação da cultura preexistente com bases no inconsciente, na arte das crianças e dos povos primitivos. Isso contribuiria para um afrouxamento das convenções estilísticas e uma nova consciência artística e social emergiria. In http://www.uditudo.com.br/grupocobra.htm. No primeiro dos grandes movimentos pós-guerra, o Expressionismo Abstrato, a tela deixa de ser objeto de contemplação para tornar-se o espaço físico que convida a participação do corpo todo do espectador e não só de sua visão. A posição do artista também é modificada: fazendo uso da abstração ele não representa o corpo mas introduz-se a si mesmo na obra de arte através do gesto ou das marcas que produz sobre a tela. Na obra Otages do pintor Fautrier, por exemplo, a condição humana é encarnada, os corpos dos prisioneiros dos nazistas não são representados, mas sim revelados: "a pintura se faz corpo". (Moviments in art since 1945, Issues and concepts, Lucie-Smith, E., Thames and Hudson Ltd, Third Edition, 1995, London)